quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Maré de boaventurança!

#MuseudaMaré Volta e meio retorno a esse lugar... volto às minhas raízes, e são sempre oportunidades para reflexão.  Desta vez foi ainda mais especial, pois fui participar de um evento onde estava o Boaventura!
Louco lembrar da minha família e da infância, das histórias vividas e ouvidas,  das transformações e das estagnações daquela comunidade que vi acontecer de perto, do processo de mudança que sofreu o crime organizado ao longo deste tempo, da apropriação de espaços, do crescimento do fundamentalismo religioso, da arquitetura peculiar que teve origem nas palafitas sobre a maré que veio a batizar aquele lugar... e tantas outras lembranças! Daí lembrei também de toda minha trajetória "pós-Maré", pessoal e profissional, que me apresentou à obra de Boaventura. Foi nele que bebi para tecer minha tese de doutorado. Agora eu estava diante dele e em plena Maré. Doideira. Nunca poderia imaginar.
Enfim, hoje lá estava eu juntando dois momentos tão distintos da minha vida e que em flashs se uniram naquilo que sou.
Nesse emaranhado de lembranças também tive recordações das tantas vezes que a assunção da minha condição econômica e social foi motivo de vergonha. Foram necessários anos para conseguir superar isso em mim e positivar minha narrativa de vida. Quisera eu ter conhecido alguns "boaventuras" antes.  Que bom hoje poder, como educadora, crer ser possível encurtar trajetórias sofridas em rumos de "boaventuranças" mais breves.

Nenhum comentário: